PORTO FEMME | Festival

Com a primeira edição em 2018, o Porto Femme é um festival de cinema dedicado às mulheres. Um lugar de exibição e divulgação de múltiplos e diversos universos que colocam a mulher no centro.

O Festival pretende criar um espaço de visibilidade para as mulheres do e no mundo cinematográfico. O evento pretende ser um ponto de partilha, debate e criação para todos aqueles que amam o cinema.

Um dos objetivos do festival é dar visibilidade ao trabalho das mulheres cineastas de todo o mundo, pretendendo ter um programa diversificado com sessões competitivas de cinema, mostras temáticas, debates, exposições, entre outros.

O festival tem duas Competições Internacionais distintas: uma para trabalhos realizados por mulheres nos vários géneros cinematográficos, e outra para obras em que pelo menos uma mulher desempenha um papel fundamental enquanto argumentista, produtora, animadora ou atriz principal. Sendo o cinema uma arte colaborativa e pluriautoral pretende-se com isto ser um festival inclusivo e dar visibilidade a todas as que participam nestas obras.

Dar visibilidade às cineastas portuguesas é outro dos objetivos do festival. A Competição Nacional pretende ser uma montra de exibição da produção nacional feita no feminino, assim como incentivar a produção de novas obras por parte das mulheres.

Acreditamos que com o nosso projecto conseguiremos ir dando passos na conquista da igualdade de género nas artes, com enfoque no cinema e, para isso, o PORTO FEMME começa a sua atividade em 2017 através do PORTO FEMME SESSIONS nos Maus Hábitos.