A Equipa

Presidente

Rita Capucho

Diretora | Programadora | Produtora

Rita Capucho é doutoranda em Estudos Artísticos, especialização em Estudos Fílmicos e da Imagem na Universidade de Coimbra. Licenciada e mestre em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É membro da Comissão Organizadora da AVANCA | CINEMA – Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação, da direção da Debatevolution – Associação e produtora editorial do International Journal of Cinema. É membro do grupo de trabalho Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra e do grupo Imagem, Arte, Ética e Sociedade da Universidade Federal do Pará.

Membro da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento.

Foi membro de júri em vários festivais de cinema. Pertence à organização do Festival de Cinema de Avanca e do São Tomé Festfilm.

Membro do Grupo Poético de Aveiro, organiza o Poetry Slam Aveiro, assim como outros eventos ligados à poesia.

Atualmente desempenha funções como produtora e programadora no Cineclube de Avanca, assistente de produção no 23 Milhas e recentemente criou uma agência de artistas.

É programadora do Cinema Dolce Vita de Ovar, das Quintas de Cinema do Cine-Teatro de Estarreja e de Os Filmes das Nossas Terças no Teatro Aveirense.

Contacto:
capuchorita@gmail.com

Vice-Presidente

Ana Castro

Diretora | Programadora | Comunicação

Ana Castro é Mestre em Comunicação e Multimédia, especialização em Audiovisual Digital, pela Universidade de Aveiro e licenciada em Teatro e Artes Performativas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Durante o ano de 2015 e 2016, foi a responsável pela programação das Quintas de Cinema, no Cine-Teatro de Estarreja, e de Os Filmes das Nossas Terças, no Teatro Aveirense, pelo Cine-Clube de Avanca e pela Plano Obrigatório respetivamente.

Foi membro de júri em alguns festivais de cinema.

Sendo membro da direção do Cine-Clube de Avanca, tem desempenhado desde 2014 várias funções na organização do  AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia.

Desempenha funções no ramo do Marketing Digital nas empresas Macieira de Castro, Engenharia Lda. e Douro Cruzinha Valley – Agricultura e Enoturismo, Lda.

Contacto:
anaccastro@ua.pt

Programação

Anabela Oliveira

Professora auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e investigadora no Labcom. Doutorada em Literatura Comparada, orienta a sua investigação científica no âmbito dos estudos interartes, nomeadamente nas relações entre literatura e cinema, literatura e arquitetura e também na cinematografia de Manoel de Oliveira, Fellini e Jacques Tati. Leciona vários seminários no âmbito da análise do discurso fílmico e das relações dialógicas entre o cinema e outras artes. Autora do curso “Cinema: Alquimia das Artes” na Fundação de Serralves (Porto,2009). Tem comunicações apresentadas em múltiplos colóquios e publicações em revistas nacionais e internacionais. Conferências convidadas nas universidades de Paris III, Paris Ouest Nanterre La Défense, Utrecht, Varsóvia e Lublin sobre o romance português contemporâneo (anos 60-90) e cinema português. Participações em júris e workshops em festivais e mostras de escolas de cinema (Avanca, MIFEC, Festival de Cinema de Ourense, Festfilm-Montpellier, Cinanima, São Tomé Fest Film. Arroios Film Festival) e nos júris nacionais do ICA (2014 e 2016).

Diretora do RIOS – Festival Internacional de Cinema Documental e Transmedia. Pertence ao conselho editorial das revistas online International Journal of Cinema , Estrema, Plural/Pluriel, Persona e Cygne Noir, revue d’exploration sémiotique (Université du Québec à Montréal)

Contacto:
literaturaecinema@gmail.com 

Curadoria | Artista

Sónia Catita Baldaque

Pós-Graduada em Arte Contemporânea, pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP). Licenciada em Artes Visuais – Fotografia, pela mesma instituição.

É, desde 2016, estagiária de investigação, no grupo de investigação em Arte e Estudos Críticos do CEAA (Centro de Estudos Arnaldo Araújo www.ceaa.pt).

É ainda, desde Janeiro de 2016 Avaliadora da empresa A3ES, Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Participou em várias exposições coletivas, destacando, em 2015, a instalação individual site specific, no Centro Hospitalar de Conde Ferreira e a participação, com uma instalação na ARTSevilla 2016. Tem como principais interesses de estudo Arte Contemporânea, Arte e Poder, Arte e Corpo e Estudos de Género.

Contacto:
soniakatita@gmail.com 

Responsável Imagem e Design

Mariana Baldaia

Mariana Baldaia é licenciada em Design de Comunicação pela Escola Superior de Artes e Design, Matosinhos e pós-graduada em Ilustração pela Escola Superior Artística do Porto, pólo de Guimarães.

Trabalha como freelancer desde 2009, vindo a especializar-se na área do Design de Cartaz. É responsável pela imagem do Festival Mûsîqât e Jazz à Cartháge na Tunisia desde 2014, pelo Antenna Documentary Film Festival, Austrália, desde 2015, pelo Epos – Festival Internacional de Arte e Cinema, Israel, entre outros.

Contacto:
mariana.baldaia@gmail.com

Comunicação Social

Mariana Bento Lopes

Mariana Bento Lopes é licenciada em Comunicação Social – com especialização em novos media – pela Escola Superior de Educação de Coimbra e mestre em Comunicação Multimédia na vertente de Audiovisual Digital pela Universidade de Aveiro.
Colaborou com várias produtoras regionais no âmbito da divulgação cultural, com ênfase no jornalismo aproximado. É membro do Cine-Clube de Avanca desde 2015, tendo levado a cabo um projeto de levantamento (inexistente até à data) da produção cineclubista aveirense, que veio a publicar pela Universidade de Aveiro.
Atualmente trabalha na área da consultadoria em Comunicação e Marketing no setor empresarial; é freelancer na área de assessoria de imprensa; radialista na rádio Terranova e mais recentemente autora da publicação infantil sobre cinema “O Mistério do Quarto Escuro”.
Contacto:
marianabentolopes@gmail.com

Responsável Técnico

Hamilton Trindade

Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro em Portugal, é diretor do Festival Internacional de Cinema de São Tomé e Príncipe. Tem participado na organização do Festival de Cinema AVANCA e em eventos cinematográficos diversos. Ultima a realização do seu primeiro filme, o documentário “Sonho longínquo no Equador”. Trabalha como técnico de espetáculos no Cine-Teatro de Estarreja.

Contacto:
hatrindade@gmail.com