Esta exibição, que se define como uma mostra de trabalhos no feminino, tem por objetivo dar a conhecer obras de doze artistas mulheres.
Doze mulheres, doze Apóstolas de um pensamento próprio. Donas de si, lideram a sua obra, o seu trabalho e as suas vidas.
Nesta eclética mostra de arte há um tema em comum: manifestamos o nosso respeito para com a diferença, para com a necessidade que vemos em existir e coexistir mais tolerância e aceitação, criando um espaço para o diálogo, apresentando uma panóplia de doze obras, de diferentes artistas na qual encontramos um desfilar de técnicas, de cores e de formas de ver e de sentir… mas convergindo todas elas no tema da Mulher!
Doze pensamentos que nos fazem refletir como cada uma vê o tema e o interpreta.
A exposição reúne artistas num espírito que privilegia a sororidade e a comunhão por uma arte mais igualitária e livre, pela partilha e pelo reconhecimento equitativo.
Dará a conhecer ao público obras de Beatriz Catita, Carla Castilho, Inês Peres, Joana Fraga, Joana Magalhães, Maria Sousa, Mariana Baldaia, Natália Rodrigues, Patrícia Guerra, Rachel Caiano, Raquel Felgueiras e Sílvia Patrício, onde encontraremos trabalhos tão diversos quanto as suas autoras. Não obstante, o tema da Mulher unifica o que resulta na total liberdade de expressão que se reflete em cada obra, com trabalhos realizados em técnica mista, pintura, escultura, arte digital, instalação e fotografia.
Este evento é uma organização da XX Element Project – Associação Cultural que nasceu em 2016 com o objetivo de promover o enriquecimento cultural da população em geral e de atividades de carácter cívico e social, com especial enfoque na temática da mulher, promovendo a igualdade do género. A associação é a organizadora do primeiro festival de cinema internacional no feminino em Portugal – PORTO FEMME, que vai ver a sua primeira edição em Maio do presente ano.
Esta exposição conta com o apoio do IPDJ e da Câmara Municipal do Porto.
A entrada é gratuita, de segunda a sexta das 10h às 17h30 e sábado das 10h às 13h e das 13h30 às 17h30, estando patente na Sala Aberta do Palacete Visconde de Balsemão de 13 de Janeiro a 3 de Fevereiro.